quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Construção

É muito bom para todas as idades, pois nesse método o professor traz objetos antigos e poderá compará-los com os utilizados atualmente.

De acordo com a lição, o professor estudará os costumes da época em que os personagens daquele texto viveram. Poderá também pesquisar sobre o tipo de vegetação da referida região, construindo um mural na classe. Esse método faz com que as lições sejam muito mais ricas e vivenciadas intensamente.

Nele também estão incluídos: confecção de cartazes (pinturas, colagens, etc.), maquetes, massa de modelagem, jogos, brinquedos, figuras para colorir, quebra-cabeças, etc. O professor deve estar atento para introduzir algo interessante, não infantil demais.

O método de construção possibilita o aluno expressar, por meio do que está construindo (cartaz, maquete, jogo...), aquilo que ele aprendeu na aula. E isso, necessariamente, não tem a ver com conteúdo, mas com o que impactou o aluno e é o que ele levará guardado em seu coração. O conteúdo é o que menos o professor tem de se preocupar que o aluno guarde, mas sua aplicação.

No livro Pedagogia de Jesus (p.48), J.M.Price - Editora Sabre, fala a respeito de firmar convcções fortes: "Jesus não se preocupou apenas em instigar o conhecimento sobre assuntos morais e espirituais. Foi mais adiante. Ele bem sabia que só a transmissão do conhecimento ou da informação não venceria os desejos institivos e o ambiente desapropriado que seus alunos viviam... O Mestre nunca se iludiu pensando que bastava o conhecimento para curar o homem de seus males... Ele reconhecia a necessidade de despertar o sentimento e o desenvolver atitudes!"

Dê a sua aula com tranquilidade, conforme você planejou.E experimente permitir que seus alunos mostrem o aprenderam em sua aula.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...