Fazer perguntas é um método que desperta no aluno a necessidade de pensar, avaliar, ponderar e expressar-se sobre determinado tema, pois força sua mente a deter-se no assunto em debate, procurando soluções.
Há muitas vantagens no uso de perguntas durante a aula, não só no final da aula:
a) Estimula e direciona o pensamento - Para obter a resposta, o aluno se vê obrigado a analisar e confrontar o que pensa que sabe com o que o texto da revista da E.B.D., ou o que o estudo apresentado diz a respeito do assunto.
b) Permite rever estudos anteriores - A recapitulação ajuda na fixação de estudos dados anteriormente.
c) Avalia o aprendizado do aluno - Com este método, o professor poderá avaliar a assimilação do aluno, programando assim, adequadamente, sua próxima aula.
d) Ajuda a envolver os alunos desatentos.
Fazer perguntas não é apenas elaborar uma questão para preencher um espaço da aula ou para ver quantos concordam com você naquilo que está afirmando. Perguntas são um importante método de ensinar o aluno a pensar e levá-lo a perder o medo de expor sua opinião.
Há muitas vantagens no uso de perguntas durante a aula, não só no final da aula:
a) Estimula e direciona o pensamento - Para obter a resposta, o aluno se vê obrigado a analisar e confrontar o que pensa que sabe com o que o texto da revista da E.B.D., ou o que o estudo apresentado diz a respeito do assunto.
b) Permite rever estudos anteriores - A recapitulação ajuda na fixação de estudos dados anteriormente.
c) Avalia o aprendizado do aluno - Com este método, o professor poderá avaliar a assimilação do aluno, programando assim, adequadamente, sua próxima aula.
d) Ajuda a envolver os alunos desatentos.
Fazer perguntas não é apenas elaborar uma questão para preencher um espaço da aula ou para ver quantos concordam com você naquilo que está afirmando. Perguntas são um importante método de ensinar o aluno a pensar e levá-lo a perder o medo de expor sua opinião.
Jesus fazia uso de perguntas frequentemente. Às vezes era para atrair a atenção, ou levar o ouvinte a pensar, ou para aclarar a questão, ou apenas para avaliar o que os discúpulos aprenderam. Por exemplo: "Quem dizeis que eu sou? (Mt 16.13-15).
Mas devemos ter atenção para as dicas e sugestões abaixo:
Mas devemos ter atenção para as dicas e sugestões abaixo:
1. Dicas para elaborar as perguntas
a) Planeje antes, pois o efeito será melhor.
b) Faça a próxima questão como elo que une o princípio com a situação específica. Ex.: Como esse ensinamento de Jesus sobre os ricos pode ser relacionado ao modo como gastamos nosso dinheiro?
c) Use perguntas que lidem com sentimentos e com os fatos. Os fatos dirão o que a pessoa sabe, e os sentimentos o que ela sente sobre o assunto. Ex.: Como você se sente sobre esses ensinamentos de Cristo acerca do amor?
d) Responda questões com questões. Quando o aluno quiser saber o ponto de vista do professor é porque ele quer criar uma oportunidade para expor seu próprio modo de pensar.
e) Faça questões diretas: Luiz, Jesus Cristo é o Senhor da sua vida? Mas se você não tem intimidade com a pessoa, poderá ofendê-la. Por isso pergunte: Como você pode dizer que Jesus Cristo é o Senhor da vida de alguém?
f) Focalize sua questão em um item específico.
g) Quando perguntar, olhe ao redor até que alguém responda. No começo, o grupo responderá só para o professor, depois olharão uns para os outros e haverá melhores discussões.
2. Que perguntas estimulam melhor a discussão?
a) Não faça perguntas cujas respostas sejam sim ou não.
b) Não faça perguntas que limitem o pensamento. Isso não irá gerar uma discussão. Ex.: Quais as três verdades dessa passagem?
c) Faça questões abertas. Ex.: Por que você acha que é verdade? Como isso é importante hoje?
d) Exemplos de questões que geram discussão: Por que Deus não ignora seu pecado? Como crescemos em graça?
e) Como o Espírito Santo nos guia hoje? Quem Deus diz que Ele é? O que significa orar em nome de Jesus?
3. Evite alguns erros
a) Evite questões que não geram discussão.
b) Não tema o silêncio após a pergunta. CALMA! Dê um tempo para eles pensarem.
c) Procure não combinar duas questões em uma. Vá devagar. Ex.: Quem Deus diz que Ele é, e como você se sente em relação a isso?
d) Desvie-se de questões complexas.
e) Não levante questões que você mesmo não possa responder.
f) Evite questões que induzam a determinada resposta. Ex.: O propósito do evangelismo é alcançar os perdidos, não é?
4. Regras gerais
a) Antes de levar um assunto polêmico é melhor direcionar o grupo a uma atmosfera agradável. Para isso o grupo já deverá ter tido alguns encontros.
b) O líder deve ser paciente e amável. Elogie os comentários, mas não em excesso. Os dirigentes erram se não parabenizam o grupo.
c) Não tenha medo de dizer “não sei”. Você não é uma enciclopédia ambulante, mas procure se informar para responder depois.
d) Estude toda a lição. Isso dá a idéia de que a classe está andando.
e) O grupo irá corresponder à sua própria atitude. Se você ama e tem vontade de estudar a Bíblia e trabalhar, a classe também terá.
Mas, lembre-se professor, o objetivo da pergunta não deve ser a prova de que você sabe a resposta enquanto os alunos não. A pergunta deve ser um facilitador do aprendizado. Portanto, a pergunta que surte efeito no aprendizado não é a que se transforma em uma "pegadinha", mas a que ajuda o aluno a raciocinar em cima do conceito ensinado e em como isso altera sua vida.
Lembra-se da propaganda de um canal de TV que dizia que o que move o mundo não são as respostas, mas as perguntas? Porque as respostas certas só serão alcançadas se soubermos fazer as perguntas corretas!
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