quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Quebrando o gelo

Sempre quando falamos de quebrar o gelo imaginamos que, por alguma razão, há um certo constrangimento no ar.

É difícil para qualquer pessoa entrar num lugar desconhecido, sentar-se ao lado de pessoas estranhas e, de repente, ser forçado a compartilhar seus pensamentos mais profundos e íntimos.

É necessária uma maneira suave de “quebrar o gelo” quando um novo grupo começa suas atividades ou quando novos participantes se unem a um grupo já existente.

E esse constrangimento nem sempre é porque as pessoas não se conhecem. Muitas vezes há constrangimento mesmo no meio de pessoas bem conhecidas.

Em nossas salas de aula, na Escola Bíblica, é bem comum isso acontecer. Afinal, nossos alunos, por mais que se conheçam, se veem apenas uma ou duas vezes por semana. Além disso, nem todos são amigos e chegados de todos. Como professor você conhece bem os grupinhos existentes em sua sala de aula.

Daí, uma boa dinâmica ajuda a quebrar o gelo inicial além de possibilitar um maior conhecimento mútuo entre seus alunos.

Eis uma sugestão de uma dinâmica "quebra gelo":

Apresentação através de um objeto
  • Atividade própria para os primeiros encontros do grupo, ou
  • Para ampliar o conhecimento entre os alunos e professor
    Material necessário: Leve para a sala de aula, uma caixa (decorada ou não), pode ser de sapato, com vários objetos dentro. Qualquer tipo de objeto. Quanto maior a quantidade e a diversidade, melhor!
    O ideal é você ter objetos em uma quantidade bem maior que de alunos na sala.

    Desenvolvimento: Cada elemento do grupo deverá ir até a caixa, ou objetos sobre a mesa, e voltar para o seu lugar. Quando todos já tiverem com um objeto, você chama um a um a frente para se apresentarem através de um objeto e explicar o seu significado.

    Exemplo: Alguém pegou um lápis, ou caneta. Essa pessoa mostra o objeto, se apresenta com nome, idade e qualquer outra informação que você desejar, e pode se justificar: "escolhi um lápis, pois gosto de anotar as idéias que não podem ser esquecidas".
     
    Incremento: Se você conhece bem essa turma e pode trabalhar com um pouco mais de liberdade sem medo de também ser provocado (risos), você pode acrescentar algumas observações extras a apresentação deles, comparando o objeto, suas características e finalidades, às próprias características e personalidade da pessoa. Muito bom para trabalhar alguma aplicação, principalmente em casos de estudos sobre transformação de vida, nova vida em Cristo, Mutualidades (amar uns aos outros, suportai-vos uns aos outros, etc).
     
    Exemplo: Quando a pessoa justificou a escolha do lápis com "escolhi um lápis, pois gosto de anotar as idéias que não podem ser esquecidas", você pode fazer algumas pertuntas como: Anotar te faz sentir no controle? Você gosta de estar no controle? ou Você se esquece facilmente as coisas que ouve? O que você já esqueceu que te deixou mais chateado?



    Mas, lembre-se:
    • Incremente somente se você tiver um bom conhecimento da turma (intimidade)
    • Vá mais fundo somente se você dominar a técnica de confrontação
    • Você não é psicólogo e seu objetivo não é iniciar uma terapia, apenas confrontá-los com o ensino da palavra
    Boa aula!


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