Tiago 2.14
"Meus irmãos, qual é o proveito se alguém disser que tem fé, mas não tiver obras?"
Contrário ao que muita gente pensa, o apóstolo Tiago não está apresentando uma oposição entre a fé e as obras, mas está afirmando que a validação da fé e a legitimidade de a transmitirmos a outros está no fato de vivenciarmos aquilo que cremos. A fé precisa ser experimentada. Por isso, ele continua dizendo - "... a fé, se não tiver obras, por si só está morta... com efeito, foi pelas obras que a fé se consumou" (Tg 2.17,22).
A nossa verdadeira identidade está naquilo que pensamos, falamos e fazemos. E, aí está a observação de Tiago - que todo aquele que diz crer em Jesus realmente viva de acordo com Jesus e sua Palavra. Que tenham fé mas também tenham vida. Fé e vida!
Esta deve ser, em essência, a vida cristã de todos nós. Principalmente, nós que somos professores de ensino bíblico. Por em prática no dia a dia a fé que ensinamos na sala de aula. E melhor, pô-la em prática antes de irmos para a sala de aula. Considerando, conforme diz o autor da carta aos Hebreus, "que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas" (12.1), que são nossos alunos observando nossa experiência de fé.
Que validade e autenticidade temos dado à fé que ensinamos? Uma experiência autêntica vivida, ou apenas um ensino contrabandeado do que nos ensinaram?
Em tudo devemos lembrar que Jesus é poderoso para nos socorrer em nossas fraquezas (Hb 2.18; 4.15)
Peçamos sua ajuda!
Nenhum comentário:
Postar um comentário