Jesus deixou vários exemplos de como ensinar com estilos diferentes. Conhecedor como ele era da natureza humana, sabia que cada um aprendia de uma forma diferente.
Repare, nos evangelhos, que você não encontra Jesus pregando o evangelho da mesma forma duas vezes. Vejamos alguns estilos usados por Jesus:
1 Jesus usou frases curtas
Contendo verdades bem profundas, mas que podiam ser gravadas com facilidade pelos ouvintes, como Mateus 16.26 : ”Que aproveitará o homem se ganhar o mundo inteiro e perder sua alma ?”
2 Jesus usou paradoxos
O uso de ideias opostas que chocavam os ouvintes. Ex.: Mc 9.35: ”Se alguém quer ser o primeiro, será o último e servo de todos”.
3 Jesus usou hipérboles
Expressões exageradas (Mt 5.29,30: “Se o teu olho te faz tropeçar, arranca-o e lança-a de ti”).
4 Jesus usou parábolas
Histórias tiradas de fatos comuns da vida para ensinar uma lição espiritual. Quase um terço do que Cristo ensinou e está registrado no NT consta de parábolas (Mc 4.33-34).
5 Jesus usou perguntas
Jesus fazia uso de perguntas frequentemente. Às vezes era para atrair a atenção, levar o ouvinte a pensar ou para aclarar uma questão. Por exemplo: “Quem dizeis que eu sou?” (Mt 16.13-15).
6 Jesus usou recursos visuais
A criança no meio dos discípulos (Mt 18.1-4); lavou os pés dos discípulos (Jo 13.1-15).
7 Jesus usou a dramatização
Expulsão dos mercadores do Templo (Mt 21.12-16), Entrada triunfal em Jerusalém sobre um jumento (Mt 21.1-10), Santa Ceia (Mt 26.26-30).
Assim, considere que cada um de seus alunos aprende de maneira diferente e você pode, sim, atingir cada um deles. Seja inteligente (aceitando que voê ainda pode aprender) e seja criativo (perca o medo do diferente).
Nenhum comentário:
Postar um comentário